sexta-feira, 31 de maio de 2013

Junta de Freguesia de Esmoriz desafia os estudantes a imaginarem a sua cidade

A Junta de Freguesia de Esmoriz promove um concurso dirigido aos estudantes da cidade, desde o pré-escolar ao ensino secundário, desafiando-os a escrever (e a desenhar no caso das crianças do pré-escolar) sobre como imaginam a sua cidade.
O concurso, aberto aos alunos que frequentam as escolas de Esmoriz, pretende envolver os estudantes na reflexão sobre o presente e o futuro da Cidade de Esmoriz, que comemora em Julho próximo o seu 20º Aniversário. "Queremos com esta iniciativa que as nossas crianças e os nossos jovens sintam e reflictam a sua Cidade, contribuam com a sua imaginação e o seu sentido crítico,e assim ajudar a formar jovens conscientes do seu papel cívico na sociedade dos nossos dias" - explica António Bebiano, presidente da Junta de Esmoriz.
Os trabalhos têm que ser entregues em mãos na sede da autarquia ou na escola que o concorrente frequenta, até 17 de Junho e o primeiro prémio são livros do ano de escolaridade que os estudantes vão frequentar em 2013/2014 para o vencedor em cada um dos escalões correspondentes ao 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclos e Secundário e CD lúdicos para o vencedor do escalão do pré-escolar.
Os trabalhos, obrigatoriamente em prosa, devem ser apresentados em papel A4, processados em computador, em fonte arial, tamanho doze, espaçamento entre linhas de 1,5, com um limite máximo de texto de duas páginas. No caso dos alunos do pré-escolar, que concorrem com um trabalho em desenho numa página A4, podendo usar qualquer material para a pintura.
Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por um representante do Agrupamento de Escolas Esmoriz-Ovar Norte, pela directora da Biblioteca Municipal de Ovar e por um convidado da área da literatura/escrita, e a entrega dos prémios ocorrerá precisamente na sessão solene evocativa da efeméride prevista para 7 de Julho.
Na avaliação, o júri levará em conta aspectos como a imaginação, o espírito crítico, o rigor e a originalidade da mensagem transmitida, qualidade da escrita e o respeito pelas regras de funcionamento da Língua Portuguesa.


REGULAMENTOS DO CONCURSO 


TEMA

Como imagino a minha cidade

ÂMBITO 

Festas da Cidade 

CALENDÁRIO 

Divulgação do concurso: durante a primeira quinzena de Maio 
Envio dos trabalhos candidatos a concurso: 17 de Junho de 2013
Divulgação dos trabalhos premiados: 1 de Julho de 2013
Cerimónia de entrega dos prémios: 7 de Julho de 2013

ORGANIZAÇÃO:
Junta de Freguesia de Esmoriz 

DESTINATÁRIOS
Todos os alunos dos estabelecimentos de ensino público de Esmoriz (jardins-de-infância, Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Escola do Ensino Secundário).

OBJECTIVOS
Sensibilizar os alunos e a comunidade educativa em geral para a temática “a minha cidade”. Envolver a população no aniversário de Esmoriz a cidade e da geminação com Draveil.


CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

1 - Os candidatos devem entregar os trabalhos em envelope fechado, sem nenhum tipo de identificação, até às dezassete horas do dia 17 de Junho, em mãos, nos serviços administrativos da autarquia, ou nas respetivas escolas que o deverão fazer chegar à organização na data fixada (17 de Junho). 
O concurso é individual, mas por razões de seleção do júri do concurso, os trabalhos não podem ser assinados.
Serão excluídos todos os trabalhos que não cumpram estes requisitos.

2 - Título obrigatório
 
Todos os trabalhos deverão ser subordinados ao tema “como imagino a minha cidade”.

3- Formato dos trabalhos a apresentar

Os trabalhos devem ser apresentados em papel A4, processados em computador, em fonte arial, tamanho doze, espaçamento entre linhas 1,5. Têm como limite máximo de texto duas páginas. Só se aceitam trabalhos em prosa. 

A exceção aplica-se aos alunos do ensino pré-escolar que concorrem com um trabalho em desenho também em papel A4. Podendo usar qualquer tipo de material para a pintura. 

4 - Júri 

O júri será constituído por três elementos: um representante do agrupamento de escolas Esmoriz/Ovar Norte; diretora da Biblioteca Municipal de Ovar e um convidado da área da literatura/escrita. A decisão do júri é soberana e definitiva, não havendo lugar a qualquer recurso. 

5 - Critérios de apreciação
 
A apreciação dos trabalhos incluirá a verificação do cumprimento das especificações obrigatórias do concurso mencionadas nos pontos 3 e 4. 

Assim, o júri valorizará: 
- a imaginação
- o espírito crítico 
- o rigor e a originalidade da mensagem transmitida 
- a qualidade da escrita e o respeito pelas regras do funcionamento da Língua Portuguesa

6 - Prémio 

Só haverá lugar a um prémio em cada um dos níveis escolares: pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário 
O vencedor do pré-escolar ganhará um CD de jogos lúdicos.
Os vencedores do 1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclos, e Ensino Secundário os livros escolares do ano letivo que irão frequentar em 2013/2014
A exceção aplica-se no caso do aluno vencedor do ensino secundário frequentar o décimo segundo ano. Neste caso a organização não atribuirá os livros respeitantes ao primeiro ano do ensino universitário mas um prémio monetário equivalente ao valor dos livros escolares referentes ao ano letivo 2012/2013.

Os prémios serão entregues na sessão solene evocativa do 20.º aniversário de elevação de Esmoriz a cidade e o 21.º aniversário da geminação de Esmoriz com Draveil. A cerimónia realizar-se-á no dia 7 de Julho, no auditório da Junta de Freguesia.

7 - Propriedade dos trabalhos 

Os trabalhos a concursos ficarão em poder da organização até ao dia 7 de Julho, e ficarão em exposição em local a definir, durante a sessão solene, do Dia da Cidade. Após a realização desta exposição os trabalhos serão devolvidos aos participantes, em período a definir, os quais deverão ser levantados pelos encarregados de educação. A organização não se responsabiliza pelo não levantamento atempado dos trabalhos. 

Os trabalhos vencedores serão publicados no Jornal “A Voz de Esmoriz”


8 - Contactos para esclarecimentos

Junta de Freguesia de Esmoriz 
Avenida 29 de Março, 
256 750 490
secretaria@jf-esmoriz.pt



Imagem nº 1 - A Junta de Freguesia de Esmoriz promove um concurso curioso que visa imaginar a Cidade que comemora os seus 20 anos de elevação nos próximos tempos.
Foto extraída do perfil - EsmorizPortugal (Facebook)
Para mais informações, vejam ainda: https://www.facebook.com/esmoriz.pt?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário